Área de Intervenção

Av. Emídio Navarro,10

40.661293, -7.908586


ENQUADRAMENTO

  • Reconstrução do edifício

O edifício situa-se numa zona particularmente interessante da cidade, uma vez que na sua envolvente se situam a Escola Secundária Emídio Navarro e o Teatro Viriato.

O edifício é propriedade da Santa Casa da Misericórdia e irá ser cedido à Câmara Municipal de Viseu, pelo período de 30 anos, "para que por si ou terceiros, o afecte a fins de interesse social e cultural."

O projecto a elaborar refere-se a uma Escola de Artes (para dar apoio à actual Companhia de Dança Paulo Ribeiro). Este programa vai, não só, consolidar a envolvente cultural do edifício mas também ser um ponto de sensibilização e atracção a diferentes faixas etárias da população, para o mundo da dança em particular e das Artes em geral.

Em face das características formais do edifício, foi promovida a sua reconstrução, respeitando as suas proporções e os materiais de revestimento, mantendo a imagem de uma solução arquitectónica "singular" da cidade de Viseu.

Segundo o Instituto Português do Património Arquitectónico, "a intervenção no edifício em apreciação reveste-se da maior importância para o conhecimento do crescimento urbanístico da cidade de Viseu. Efectivamente, poderá este encontrar-se erigido sobre um dos troços da Muralha Afonsina, que fazia a ligação entre a Porta dos Cavaleiros e a do Terreiro das Freiras ou de São Sebastião já desaparecida."