Área de Intervenção

Rua Direita 91-97

40.658380, -7.911259


Implantação e Áreas de Construção

A área de implantação do edifício com os n.os 91-93 é de aproximadamente 33.9m².

O edifício com os n.os 95-97 tem aproximadamente 109.1m². Este 2º edifício está situado num gaveto, possuindo também parte da fachada voltada para a Rua Nª Sra. da Piedade.

A área bruta de construção dos dois edifícios ronda os 538m².

Os lotes em que estes dois edifícios foram implantados são estreitos e profundos, tendo compartimentos exíguos e divisões interiores rudimentarmente dotadas de cozinhas e de instalações sanitárias.


Tipologias, usos e alçados

Os edifícios encontram-se em estado de ruína, tendo sido objecto de trabalhos de demolição parcial em finais de 2009, atendendo à insegurança e risco público que os mesmos constituíam (conforme se pôde constatar aquando da Vistoria efectuada em Outubro de 2007).

O edifício com os n.os 91-93 era constituído por 5 pisos acima da cota de soleira, o último dos quais recuado. Ao nível do piso 0 existia um pequeno estabelecimento comercial e acesso aos pisos superiores. No 1º andar, estava instalado um Barbeiro. Os restantes pisos constituíam uma habitação única.

A tipologia apresentava áreas exíguas que, actualmente, não cumprem o disposto no RGEU.

O edifício com os n.os 95-97 também era constituído por 5 pisos acima da cota de soleira, sendo os dois últimos recuados. À excepção do piso térreo, que estava ocupado por um estabelecimento comercial, os restantes pisos constituíam também uma única habitação.

Esta tipologia em particular, encontrava-se com graves problemas de infiltrações, provenientes essencialmente da deterioração do telhado e do alçado posterior (em tabique).

Este edifício possui um pequeno logradouro a tardoz.

Relativamente aos alçados, ambos os edifícios são constituídos por alvenarias de granito até ao tecto do 2º andar. Os restantes pisos, assim como as paredes interiores eram em tabique, tendo sido demolidas na sua maioria.