Centro Histórico


O Centro Histórico

Viseu

Viseu tem sido repetidamente reconhecida nos últimos anos como “a melhor cidade para viver”, com melhor índice de satisfação de qualidade de vida do país. Recentemente, e por iniciativa da própria cidade, foi também adotado o título de melhor cidade para visitar. Estas duas expressões servem não apenas títulos mas também objetivos. Esta é a meta de quem aqui vive e trabalha, melhorar a qualidade e oferta dos espaços e serviços para quem reside e para quem visita.

 

Centro Histórico

No Centro Histórico de Viseu repousa a sua identidade, o seu caráter único e distintivo, parte significativa do seu património cultural e artístico. É também aqui que se localiza o potencial de atratividade turística e de criação de novas atividades ligadas à criatividade e inovação.

O Plano de Ação para a Revitalização do Centro Histórico de Viseu – Viseu Viva - pretende colocar o Centro Histórico numa trajetória de recuperação de vitalidade social e cultural e de atratividade residencial, económica e turística.

 

O que fazer no Centro Histórico

O Centro Histórico de Viseu enquanto coração da cidade, é assumido como um “best of”, a área onde encontra uma seleção de comércio e serviços locais e que se adapta ao quotidiano de quem por aqui passa. Durante o dia visite algumas das lojas premium, encontre os mais diversos tipos de serviços, desde a agência criativa ao alfaiate que utiliza os métodos de confeção tradicionais.

À noite, aproveite uma das esplanadas para saborear a gastronomia beirã, provar o vinho do Dão e para apreciar a movida dos bares e dos eventos culturais que aqui se concentram.

Veja também a sugestão para uma visita turística ao Centro Histórico.