Centro Histórico


Centro Histórico sem carros

Entre os dias 1 de julho e 30 de setembro de 2016, o Município de Viseu promoveu a campanha “Viver o Verão no Centro Histórico sem carros”. Durante os meses de Verão, a “Melhor Cidade para Viver” ofereceu alternativas a viseenses e turistas, convidando-os a deixar o automóvel em casa ou aparcado junto do casco histórico.

Descubrir o coração antigo da cidade-feliz através de outros meios de mobilidade suave - a pé, de bicicleta ou shuttle, sem preocupações, em segurança e com qualidade foi o mote especial lançado à comunidade.

Neste período temporal, várias foram as alternativas e medidas implementadas:

» ALTERNATIVAS AMIGAS DO CENTRO HISTÓRICO

  • Shuttle elétrico

Esteve em funcionamento todos os dias entre as 19 e as 02 horas, gratuitamente, e ligou os principais parques de estacionamento, o Rossio e o Centro Histórico.

CONSULTE AQUI O MAPA

  • Estacionamento low-cost no Parque de Santa Cristina

Esteve em funcionamento entre as 20 e as 04 horas, beneficiando de um preço especial 1 euro por quatro horas de estacionamento.

  • 2500 lugares de estacionamento à disposição na cidade, em parques gratuitos e organizados

 

Durante a campanha, o Município reforçou também a fiscalização ao estacionamento ilegal no Centro Histórico. Zonas como o Adro da Sé foram alvo de especial atenção por parte das autoridades e o estacionamento neste espaço mais limitado, principalmente no que respeita a usos abusivos do mesmo.

Evite aparcar o seu automóvel em lugares que não os delimitados como estacionamento legal. Ao fazê-lo, está a contribuir para melhorar a qualidade do ambiente urbano e preservação do património da cidade de Viriato.