Noticias SRU

Notícias

Centro Histórico de Viseu terá melhores condições de estacionamento

Horários foram ajustados e lugares para residentes aumentados

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, apresentou hoje, na sessão de Câmara, um conjunto de ajustamentos e revisões às normas e rede de lugares de estacionamento no Centro Histórico da cidade, na sequência do período experimental realizado no mês de Abril.

As alterações introduzidas visam, nas palavras do autarca, “melhorar o acesso de residentes e visitantes, em condições de disciplina mas também de maior conforto, ao estacionamento na zona antiga da cidade”.

Segundo Almeida Henriques, “estas alterações resultam da avaliação efetuada em conjunto com a comissão de acompanhamento que instituímos para a gestão do Centro Histórico, e que reúne os vários interesses em presença na zona antiga, entre moradores, comerciantes, operadores de bares e diversões, e a PSP”.

São principais novidades a gratuitidade de estacionamento entre a meia-noite e as 8 horas para todos os utilizadores e o reforço dos lugares exclusivos para moradores portadores de dístico.

Neste âmbito, serão incluídos cinco novas ruas na zona abrangida pelo estacionamento regulado, que passam a abranger a emissão de dísticos para moradores: Cónego Martins; Soar de Cima; Nunes de Carvalho; Almeida Moreira (rua e largo).  Estas novas áreas serão de utilização exclusiva para moradores, traduzindo um reforço de mais 32 lugares (num total de 68).

A totalidade dos lugares demarcados para estacionamento automóvel no Centro Histórico de Viseu é neste momento de 311 lugares (321, considerados os lugares de motos), dos quais cerca de metade são novos. 

Principais alterações a introduzir este mês de Maio 

- Aumento de lugares para utilização exclusiva para moradores, traduzindo um reforço de mais 32 lugares (que somam aos 36 de utilização exclusiva de moradores já definido): inclusão de 5 arruamentos na zona abrangida pelo estacionamento regulado, que passam a abranger a emissão de dísticos para moradores: Rua Cónego Martins; Rua Soar de Cima; Rua Nunes de Carvalho; Largo Almeida Moreira; Rua Almeida Moreira;

- O estacionamento automóvel passa a ser gratuito para todos os visitantes e utilizadores (moradores com dístico nunca pagam) à noite e madrugada, entre as 24h e as 08h. 

Outros aspetos relevantes: 

- Mantêm-se as 4 horas de duração máxima do estacionamento automóvel;

- A totalidade dos lugares demarcados para estacionamento automóvel será de 311 lugares;

- 68 lugares são demarcados para utilização exclusiva de moradores portadores de dístico de estacionamento, que poderão todavia beneficiar dos demais lugares disponíveis sem pagamento, nos períodos entre as 12H e as 14H e as 19H e as 10 horas (do dia seguinte);

- Aos fins-de-semana, a gratuitidade em todo o estacionamento do Centro Histórico é reforçada, estando os moradores portadores de dístico isentos de pagamento, de forma ininterrupta, entre as 14H de sábado e as 10H de segunda-feira.

- Reservados estão ainda 15 lugares para cargas/descargas, que poderão ser utilizados gratuitamente pelos moradores no período entre as 20 e as 08 horas;

- Os lugares serão tarifados para não residentes, nos dias da semana, entre as 08H e as 24H, sendo introduzido um horário de gratuitidade noturno.

- O Parque de Estacionamento de São Lázaro, localizado no Centro Histórico de Viseu, está já em funcionamento. O parque coberto disponibiliza 75 lugares de estacionamento, exclusivos a residentes e operadores económicos do Centro Histórico. Para os moradores, os valores variam entre os 20 euros mensais e os 240 euros anuais, enquanto que para os titulares de atividades económicas a tarifa vai dos 25 euros mensais aos 300 euros anuais. O parque de estacionamento é constituído por 3 pisos subterrâneos, 2 dos quais especialmente reservados a utentes portadores de deficiência, grávidas e acompanhantes de crianças de colo. O parque funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, e o acesso é garantido através de um cartão de utilizador.