Noticias SRU

Notícias

Candidaturas abertas ao Instrumento de Financiamento para a Reabilitação e Revitalização 2020 (IFRRU)

IFRRU disponibiliza 1,4 milhões de euros para a requalificação integral de imóveis com idade igual ou superior a 30 anos, em todo o país.

Apresentado oficialmente a 13 de novembro de 2017, e com aplicação em todo o território nacional, o IFRRU 2020 surge como um incentivo à reabilitação integral de imóveis que tenham idade igual ou superior a 30 anos. Este incentivo ao investimento na reabilitação pretende, entre outros objetivos, promover a habitação nos centros urbanos, atrair novos residentes e dinamizar a atividade económica, criando riqueza e emprego.

As candidaturas podem ser apresentadas por qualquer entidade, singular ou coletiva, pública ou privada, e os edifícios a reabilitar podem destinar-se a qualquer uso, seja ele a habitação, atividades económicas ou de utilização coletiva.

À Viseu Novo, como interlocutora do IFRRU 2020 no Município de Viseu, cabe a responsabilidade de emitir um Parecer Prévio Vinculativo de enquadramento dos projetos apresentados e prestar apoio no processo de licenciamento, além de assumir o acompanhamento das intervenções realizadas no âmbito do IFRRU 2020, em Viseu.

Os interessados em apresentar candidatura devem preencher um requerimento com pedido de emissão de parecer e apresentá-lo à Viseu Novo, juntamente com toda a documentação necessária para o efeito.

De seguida, um perito qualificado pela ADENE deverá realizar a certificação energética do imóvel a reabilitar, de forma a aconselhar soluções com melhor eficiência energética.

Por fim, após emissão do parecer e da solicitação da certificação energética, os candidatos devem formalizar o pedido de financiamento, preenchendo o Formulário de Candidatura, que deve ser entregue num dos bancos selecionados: Santander Totta, Banco Português de Investimento (BPI), Millennium BCP e Banco Portugal Popular.

Até ao momento foram apresentados pelo Município de Viseu, por intermédio da Viseu Novo, seis pedidos de emissão de Parecer Prévio Vinculativo, solicitados por promotores de imóveis localizados na Rua Direita, Rua da Vitória, Rua Silva Gaio, Av. Emídio Navarro, Rua do Picadeiro e Rua Serpa Pinto, encontrando-se os mesmos a aguardar pela respetiva aprovação, por parte da Entidade de Gestão do IFRRU 2020. Ao todo, os projetos de requalificação consubstanciam uma intenção de investimento de cerca de 2,7 milhões de euros.

Os interessados poderão obter mais informação junto da Viseu Novo, através do contacto telefónico 232 448 098, ou pelo endereço de email viseunovosru@mail.telepac.pt.