Noticias SRU

Notícias

Fundo de apoio à RU delineado até 12 de fevereiro

Instrumento financeiro terá o formato de fundo de investimento, com dotação inicial de mais de 2 mil milhões de Euros para revitalização dos centros históricos do país

O Governo português criou um grupo de trabalho, que terá até dia 12 de fevereiro para definir e propor o desenho de um fundo de investimento, que servirá de apoio a intervenções no âmbito da reabilitação urbana.

 

Este instrumento financeiro terá o formato de fundo nacional e irá funcionar junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Deverá ser criado a partir de recursos provenientes dos Programas Operacionais Regionais e de outras verbas da União Europeia, nomeadamente através da programação dos fundos europeus estruturais e de investimento, para o período entre 2014 e 2020.

 

Segundo declarações do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, o fundo de investimento a criar deverá ascender inicialmente a mais de 2 mil milhões de Euros. Terá como finalidade promover a revitalização económica e social das cidades e zonas urbanas, indo ao encontro de uma política de sustentabilidade ambiental.