Noticias SRU

Notícias

Incubadora do Centro Histórico de Viseu inaugurada

A Incubadora do Centro Histórico de Viseu é inaugurada esta terça-feira, 30 de junho, na visita do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho

Nessa visita será celebrado o acordo de entendimento com o grupo empresarial Bi-Silque para a instalação na incubadora de um “Centro de Desenvolvimento” da sua empresa “Bi-Bright – Interactive Whiteboards”.

Para Almeida Henriques, Presidente da Câmara de Viseu, “a incubadora abre as portas da melhor forma: com projetos empresariais reais e comprometidos. Será uma âncora de inovação para o Centro Histórico e um fator de atração de empreendedores. A radicação do centro de desenvolvimento da Bi-Silque é uma notícia promissora porque pode estimular o cluster criativo em torno das tecnologias da comunicação. O concurso para a instalação de interessados vai arrancar de imediato.”

O grupo Bi-Silque foi fundado em 1979 e exporta atualmente para mais de 60 países em 5 continentes. A Bi-Bright é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de quadros, ecrãs e mesas interativas, seus acessórios e outros suportes de comunicação visual. 

O acordo que será formalizado entre o Município de Viseu e a Bi-Silque prevê a radicação e contratação de recursos humanos especializados para o desenvolvimento do projeto e uma cooperação estreita com o Instituto Politécnico de Viseu, abrindo a porta à fixação de subsequentes investimentos da empresa no concelho de Viseu, nomeadamente na fase de industrialização de soluções.

Em contrapartida, o Município garante o acesso do investimento da empresa ao programa “VISEU INVESTE” e ao seu regime de incentivos. 

Na mesma visita será formalmente inaugurada a loja turística “Never Ending”, também instalada na Incubadora do Centro Histórico, e que começará a funcionar este mês de julho. Entre outros produtos, a empresa disponibilizará diversos roteiros e visitas guiadas especializadas, no segmento de “touring cultural”, e produtos de merchandising.