Noticias SRU

Notícias

Município reabilita Solar dos Condes de Prime

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, inaugurou as obras de reabilitação do Solar dos Condes de Prime realizadas no último ano, num investimento que ascendeu a 45 mil euros.

As obras garantiram a completa recuperação do soalho histórico do Solar dos Condes de Prime e a instalação das condições de segurança do imóvel, nomeadamente para fins de combate a incêndio.

 

Na inauguração, Almeida Henriques concretizou também a cedência de parte deste imóvel histórico ao Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, que passará a beneficiar aí de salas de estudo e espetáculo. A cedência de algumas frações do Solar havia sido prevista num protocolo de cooperação assinado a 27 de Abril de 2014.

 

Para Almeida Henriques, “esta é uma boa notícia para a cidade e para o Conservatório, que é hoje uma referência no ensino da música no concelho e na região. Damos uma vocação social e educativa a esta joia do património do nosso centro histórico e contribuímos para criar melhores condições de aprendizagem cultural e artística em Viseu.”

 

Em contrapartida pela cedência de parte do Solar dos Condes de Prime, o Município de Viseu garante 10 bolsas de estudo anuais para crianças e jovens do concelho: cinco bolsas de estudo para ensino básico e outras cinco bolsas para ensino avançado.

 

O autarca sublinhou que “em pouco tempo, o Município cumpriu a sua palavra: as obras de reabilitação do Solar estão concluídas e o Conservatório está instalado no espaço.”

 

O Solar dos Condes de Prime é constituído por uma casa e uma capela de estilo barroco do século XVIII, situadas na rua dos Andrades, no centro histórico de Viseu. Destacam-se no edificado a longa fachada e as suas janelas, dois portais com os brasões da família Teixeiras de Carvalho.