Noticias SRU

Notícias

Agendado novo debate sobre os projetos para cobertura do Mercado 2 de Maio

A 20 de novembro realiza-se a segunda sessão de debate público, na Associação Comercial.

Depois de um primeiro debate com uma adesão em força da comunidade, vai ter lugar uma nova sessão de debate público sobre os projetos de revitalização e cobertura da praça do Mercado 2 de Maio. A nova sessão está agendada para 20 de novembro, sexta-feira, pelas 18 horas, na Associação Comercial do Distrito de Viseu.

Estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, bem como dos autores dos projetos vencedores e elementos do júri do concurso de ideias.

Este debate público é um compromisso do Presidente da Câmara, que também anunciou a realização desta segunda sessão, depois da adesão verificada na primeira. Os 17 projetos admitidos para avaliação do júri estão expostos e sujeitos à participação pública até 21 de novembro.

O debate tem como ponto de partida as propostas de intervenção dos três projetos vencedores, da autoria de João Pedro Coelho Loureiro (1º classificado), Machado + Braga Macedo Arquitectos (2º classificado) e Domitianus - Arquitetura (3º classificado).

Devolver o Mercado 2 de Maio à cidade, 365 dias por ano, convertendo-a numa âncora de desenvolvimento do centro histórico é o objetivo que levou o Município a lançar, através da Sociedade de Reabilitação Urbana VISEU NOVO, o concurso de ideias para a cobertura e revitalização do espaço.

A futura intervenção deverá arrancar até 2017 e visa dotar a praça histórica de Viseu das condições de usabilidade e atratividade para eventos e mercados, ao longo de todo o ano, não condicionando a sua utilização à favorabilidade das condições atmosféricas. A intervenção tem ainda o objetivo de fomentar a sustentabilidade dos negócios e atividades ali instalados e a fixar futuramente.

Toda a informação, incluindo o formulário para apresentação de contributos, em www.viseunovo.pt e www.cm-viseu.pt.