Noticias SRU

Notícias

Projeto do Bairro Municipal sai vencedor

Proposta apresentada pelos moradores do Bairro Municipal foi a mais votada entre os 51 projetos finalistas do 1º Orçamento Participativo de Viseu

O projeto de recuperação dos telhados, portas e janelas das casas habitadas do Bairro Municipal de Viseu venceu o 1º Orçamento Participativo de Viseu. Este foi o único vencedor, uma vez que o orçamento do projeto esgota a verba disponível de 75 mil Euros.

 

A cerimónia, que decorreu na noite de 14 de janeiro, encheu a escadaria dos Paços do Concelho com muitos viseenses e amigos de Viseu que fizeram questão de assistir ao anúncio do vencedor. Moradores e amigos do Bairro subiram ao palco para receber simbolicamente um cheque correspondente ao valor que será aplicado no projeto e falaram aos presentes, naquele que foi o momento mais emocionante da noite.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, destacou o envolvimento e capacidade de mobilização dos moradores e amigos do Bairro Municipal na iniciativa. Almeida Henriques afirmou que “o resultado deste Orçamento Participativo é convergente com o compromisso já assumido pelo Município em avançar com um projeto global de reabilitação daquele património social e arquitetónico único da cidade” e que este “é um bom problema para a Câmara ao obrigar a intervenção a andar mais rapidamente”.

 

O autarca viseense assumiu o compromisso de assegurar uma execução rápida do projeto vencedor, antecipando o próximo mês de março como data para os primeiros passos da sua execução. Ou seja, no mês em que é lançado o novo Orçamento Participativo, o Município terá já em curso o projeto que agora venceu a primeira edição.

 

A obra terá como prioridade as habitações mais degradadas e com moradores mais idosos, tendo em conta que a verba disponível no Orçamento Participativo não será suficiente para intervir em todas as habitações. A Viseu Novo, SRU e a Habisolvis ficaram responsáveis pela execução do projeto.