Noticias SRU

Notícias

Incentivos à reabilitação de edifícios no Centro Histórico são renovados em 2016

Será desenvolvido projeto de arquitetura paisagista para as praças de Viseu

A Câmara Municipal de Viseu aprovou esta quinta-feira, 14 de janeiro, a renovação do programa para a regeneração de edifícios na Área de Reabilitação Urbana de Viseu, que inclui o Centro Histórico, a Cava de Viriato e a zona da Ribeira.

“Atendendo à elevada adesão de moradores e investidores a este programa e aos seus impactos muito positivos na revitalização do Centro Histórico, a Câmara Municipal dá continuidade a um regime de incentivos que, só em 2015, beneficiou 36 operações de reabilitação”, justifica o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.

“O Município não se substitui a proprietários e a investidores, mas facilita a iniciativa e o investimento. A cidade ganha e muito com a reabilitação do edificado privado. É a atratividade e a imagem, o ambiente e a qualidade de vida que saem reforçadas”, sublinha o autarca.

Neste programa, incluem-se apoios à recuperação de fachadas, com um incentivo de seis euros por metro quadrado, e a isenção de taxas, de licenças e quaisquer formalidades administrativas para obras de reparação e pintura de fachadas, portas e janelas, que não impliquem a alteração da traça do edifício.

Na reunião de hoje, 14 de janeiro, a Câmara Municipal aprovou a atribuição de mais 15 mil euros à reabilitação de quatro imóveis no Centro Histórico, assim como o desenvolvimento de um projeto paisagístico e de arranjos exteriores, tendo nomeadamente em vista melhorar o ambiente urbano e potenciar a marca da “Cidade-Jardim”.