Noticias SRU

Notícias

Reabilitação da Casa do Miradouro premiada

Prémio IHRU 2014 distinguiu a requalificação da Casa do Miradouro, obra levada a cabo pela Viseu Novo, SRU, premiando as intervenções realizadas ao nível da estrutura e da segurança do edifício

A reabilitação da Casa do Miradouro foi distinguida com uma Menção Honrosa atribuída pelo Prémio IHRU de 2014, um dos mais importantes galardões ao nível da requalificação e reabilitação urbana.

 

Desta forma, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) distinguiu a requalificação levada a cabo pela Viseu Novo, SRU num dos mais emblemáticos edifícios do Centro Histórico, considerando a“intervenção uma reabilitação mais completa, no ponto de vista estrutural e de segurança”. Segundo Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, “esta menção distingue Viseu e o nosso património e é um justo elogio ao bom trabalho realizado pela anterior Administração Municipal naquele imóvel. Também por isso, tomou este executivo a iniciativa de proceder à candidatura do projeto, tendo em vista um reconhecimento. Viseu fica um pouco mais rica.”

 

Anualmente, o Prémio IRHU distingue o trabalho desenvolvido por diversas entidades, ao nível da reabilitação urbana, valorizando a preservação e revitalização do património habitacional nas áreas urbanas.

 

Construído no séc. XVI e situado junto à Sé, a Casa do Miradouro, propriedade do Município de Viseu, é um dos míticos edifícios do Centro Histórico viseense. Atualmente alberga a Coleção Arqueológica José Coelho, bem como a sede da Viseu Novo, SRU.