Noticias SRU

Notícias

Casa da Ribeira inaugura exposição “Lenços dos Namorados”, este sábado

Exposição reúne mais de 20 exemplares de bordados em linho e estará patente até 19 de junho

Inaugura este sábado, 13 de fevereiro, pelas 16H30, a exposição temporária “Lenços dos Namorados”, na Casa da Ribeira, em Viseu.

A exposição será constituída por mais de 20 exemplares de bordados em linho, à mão, cedidos por uma coleção particular.

Símbolos de amor e conquista, os lenços dos namorados eram bordados à mão pelas jovens em idade de casar e ofertados, discretamente, ao amado. Caso este o usasse publicamente, o namoro era assim correspondido e oficializado.

A tradição terá surgido no século XVII, nos salões senhoriais, sendo mais tarde adotada pelas mulheres do povo que traduziam os seus sentimentos em quadras e versos de amor ao seu apaixonado, numa linguagem muito própria, caracterizada pela ausência de regras ortográficas. Muitas das quadras retratadas nos lenços referiam não só o amor como também a saudade e a despedida, numa altura em que era comum a emigração para o Brasil.

A exposição “Lenços dos Namorados” estará patente na Casa da Ribeira até 19 de junho, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10 horas às 13 horas e das 14 horas às 18 horas (na terça a partir das 14 horas).

Para mais informações, contacte a Casa da Ribeira através do número 232 427 428 ou do endereço eletrónico casadaribeira@cmviseu.pt.