Viseu Novo


Mensagem do Presidente

Centro Histórico: o coração de Viseu!
É com gosto que apresento o novo site da Sociedade de Reabilitação Urbana Viseu Novo.
Com nova apresentação, nova imagem, novos conteúdos, melhores fotografias, este site quer tomar o pulso às histórias e às notícias do coração de Viseu: o nosso Centro Histórico.
A revitalização e reabilitação do Centro Histórico de Viseu são uma das três prioridades do meu compromisso com os viseenses. O Centro Histórico é o coração antigo da cidade. Um coração que bate forte nas memórias, no património, na identidade, nos afetos, mas que bate ainda fraco na capacidade de alojar novas famílias, no urbanismo comercial, na atividade económica e emprego.
Por isso, o Município e a Viseu Novo lançaram a estratégia de revitalização do Centro Histórico, que foi debatida por cerca de 500 viseenses, em sessões de esclarecimento e através da Internet. Os contributos deram origem ao Plano de Ação Viseu Viva.
Pelos mesmos motivos, pus em marcha concursos para a reabilitação de 7 edifícios no Centro Histórico, tendo em vista uma oferta para arrendamento de habitação e comércio. Mas também o concurso para a construção-exploração do primeiro hostel do Centro Histórico. Reforçar a atratividade turística é também uma boa aposta para criarmos emprego, riqueza e futuro. No fim de contas, esta joia que é o nosso património é de todos. Sem o ser oficialmente, é “património da humanidade”!
Há uns meses, lancei também o concurso de ideias para o Mercado 2 de Maio que começa agora a dar frutos. Devolver a vocação de praça ao nosso Mercado é um objetivo que partilho com muitos viseenses. Uma praça de encontros, de eventos, de cultura, de lazer. Uma praça para todos e para todo o ano!

Um abraço amigo,
Almeida Henriques
Presidente da Câmara Municipal de Viseu