Área de Reabilitação Urbana

Enquadramento

Enquadramento

Área de Reabilitação Urbana de Viseu

A Área de Reabilitação Urbana de Viseu (ver mapa) é designada, desde a aprovação e publicação em DRE da alteração à sua delimitação (Aviso n.º 12815/2019, de 9 de agosto), por “Núcleo Histórico Central, Ribeira, Núcleo Histórico da Cava de Viriato, Núcleo Histórico do Bairro Municipal e Fontelo” e equivale a uma área de cerca de 157,5 hectares, repartida por 71 quarteirões, englobando a totalidade de 1 187 imóveis, passando esta nova configuração, a integrar a zona da Feira de S. Mateus e do “Pavilhão Multiusos de Viseu”, o recinto da Feira Semanal e Escola da Ribeira, o Fontelo e áreas envolventes, a área das antigas instalações da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) e o Bairro de S. José.

 

Operação de Reabilitação Urbana para a ARU de Viseu

Considerando todo o planeamento estratégico e as diversas intervenções físicas concretizadas pelo Município e pela Viseu Novo SRU, na Área de Reabilitação Urbana, o executivo camarário propôs e viu ser aprovada, em Assembleia Municipal de 17 de setembro de 2018, a Estratégia de Reabilitação Urbana para a execução de uma Operação de Reabilitação Urbana (ORU) Simples – Edital n.º 1040/2018.

A Oru Simples aprovada consiste na intervenção integrada de reabilitação urbana da área delimitada e dirige-se, particularmente, à reabilitação do edificado, num quadro articulado de coordenação e apoio da respetiva execução, nos termos do Regime Jurídico da Reabilitação Urbana (RJRU).

De referir que, na sequência da alteração da delimitação da ARU de Viseu, foi proposto um aditamento à ORU (Aviso n.º 15596/2019).

 

Documentos úteis

Ata da reunião de CMV - 18 de abril de 2019

Ata da sessão da Assembleia Municipal

Proposta de alteração da delimitação

Aditamento à ORU

Planta ORU 2019

Planta ARU 2019

Aviso Alteração da ARU

Aviso Alteração da ORU

Área de Intervenção > Enquadramento

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.