Consulte aqui todas as novidades.

Notícias

Este verão, há artesanato, sabores e uma nova exposição na Rua Direita

Artéria histórica da cidade é um dos palcos do “Verão na Cidade-Jardim”. Loja nº150 acolhe exposição “Rua Direta, por Orlando Ribeiro”

A programação do “Verão na Cidade-Jardim” está também presente na Rua Direita, a artéria histórica de Viseu.

Com os olhos postos na sua revitalização, animação e dinamização comercial, o Município de Viseu aposta num reforço da oferta existente, com a reocupação de lojas devolutas, espaços de eleição para a gastronomia e doçaria, mas também artesanato da cidade-região.

O Açaí da Tia Lu (loja nº77-79), os Licores Serrano (loja nº59) e a Casa dos Viriatos (loja nº214) são operadores que por aqui estão instalados até 21 de setembro, com produtos e sabores para “adoçar” viseenses, visitantes e turistas. A Tradituga (loja nº121) e os artesãos Guiomar Ferreira, A.M. Domingues e Sílvia Carola (loja nº245-251) têm também aqui uma montra para as suas peças artesanais.

O Museu do Linho de Várzea de Calde e a Casa da Ribeira associam-se à Loja de Artesanato (loja nº 125), que volta a ser um ponto privilegiado para a mostra e venda de produtos artesanais certificados, como é o caso dos Estanhos Artísticos de Bodiosa, para além do Linho de Várzea de Calde. As Flores dos Namorados, os Bordados de Tibaldinho e peças de tapeçaria, cestaria, lã, algodão e madeira têm também presença garantida neste espaço de arte e tradição.

E se quiser ingressar numa viagem no tempo pela história da Rua Direita, tem que realizar uma paragem obrigatória na loja nº150. Até 21 de setembro, a antiga “Boutique Cávou” é um baú aberto às memórias desta artéria comercial, com uma exposição que lhe é dedicada, intitulada “Rua Direita, por Orlando Ribeiro”.

Um conjunto de fotografias antigas recuperam a azáfama de outros tempos e servem de testemunho ao papel que esta Rua e o dinamismo do seu comércio tiveram no desenvolvimento urbano de Viseu. A exposição alude a Orlando Ribeiro, geógrafo português que, em 1967, realizou o primeiro estudo funcional de um centro urbano em Portugal, tendo escolhido Viseu, a terra da sua família, e a Rua Direita, como objeto de estudo, uma vez que, à data, era “(…) a que melhor conserva, ao mesmo tempo, a sua fisionomia e funções tradicionais, que continua a desempenhar no contexto moderno da velha cidade”.

Paralelamente, os visitantes são convidados a entrar numa pequena “sala de cinema” improvisada, onde podem assistir a pequenos excertos em vídeo sobre a Rua Direita e a Cidade-Jardim.

O “Verão na Cidade-Jardim” é uma iniciativa do Município de Viseu. A VISEU MARCA, a ACDV (Associação Comercial do Distrito de Viseu), o Turismo do Centro, a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), a CIM Viseu Dão Lafões e a Mistolin são parceiros nesta organização.

Todas as novidades estão disponíveis em www.veraonacidadejardim.pt, assim como nas redes sociais de Facebook e Instagram.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.