Consulte aqui todas as novidades.

Notícias

Restauro da Casa da Calçada recebe Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

No dia 10 de maio, a reabilitação da Casa de Calçada foi distinguida com o prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na vertente de Intervenção de Restauro.

A cerimónia de entrega de prémios, da 10ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto, e contou com um leque de 74 projetos nomeados.

Foram nove os projetos vencedores para as dez categorias distintas. As cidades de Lisboa, Porto, Guimarães, Viseu e Ponta Delgada distinguiram-se pelos melhores projetos de Reabilitação do país, em 2022.

A intervenção na Casa da Calçada, concluída a 18 de junho de 2020, foi promovida pela Viseu Novo SRU e projetada pelo Arquiteto Carlos Gaspar, do seu quadro de pessoal.  

O edifício data do século XVIII e está classificado como monumento nacional. Encontrava-se em mau estado de conservação e a sua reabilitação pretendeu devolver-lhe a utilidade, alterando a sua funcionalidade para espaço museológico. Por se tratar de um edifício com relevante interesse arquitetónico e histórico, as instalações e infraestruturas, foram pensadas de forma meticulosa.

Atualmente, na Casa da Calçada, funciona o Museu dedicado ao espólio da família Keil do Amaral.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.