Veja todos os detalhes desta intervenção

Av Emídio Navarro 10

ENQUADRAMENTO

O edifício situa-se numa zona particularmente interessante da cidade, uma vez que na sua envolvente se situam a Escola Secundária Emídio Navarro e o Teatro Viriato.

O edifício era de propriedade da Santa Casa da Misericórdia e foi cedido à Câmara Municipal de Viseu, pelo período de 30 anos, "para que por si ou terceiros, o afete a fins de interesse social e cultural."

O projeto referiu-se a uma Escola de Artes (para dar apoio à Companhia de Dança Paulo Ribeiro). O programa consolidou, não só a envolvente cultural do edifício, mas também a sensibilização e a atração a diferentes faixas etárias da população, para o mundo da dança em particular e das Artes em geral.

Face às caraterísticas formais do edifício, foi promovida a sua reconstrução, respeitando as suas proporções e os materiais de revestimento, mantendo-se a imagem de uma solução arquitetónica "singular" da cidade de Viseu.

Segundo o Instituto Português do Património Arquitetónico, a intervenção no edifício revestiu-se da maior importância para o conhecimento do crescimento urbanístico da cidade de Viseu. Efetivamente, poderá este encontrar-se erigido sobre um dos troços da Muralha Afonsina, que fazia a ligação entre a Porta dos Cavaleiros e a do Terreiro das Freiras ou de São Sebastião já desaparecida.

> <

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.