Veja todos os detalhes desta intervenção
Casa da Ribeira
ENQUADRAMENTO
O edifício foi originalmente construído para casa de habitação de lavoura.
A implantação deste edifício de granito (com estrutura recente de betão armado) desenvolve-se em correlação com o Rio Pavia, cujas águas asseguravam o funcionamento de um moinho.
Arquitetonicamente carateriza-se por uma grande simplicidade, sucedendo-se várias aberturas, repartidas por dois andares.
O edifício da Casa da Ribeira encontra-se atualmente dividido em duas funções distintas:
- uma fração destinada à Câmara Municipal de Viseu – Centro Municipal de Artes e Tradições;
- uma fração destinada à Escola de Hotelaria – Instituto de Emprego e Formação Profissional.
O CMAT desenvolve atividades no âmbito do Artesanato Regional de Viseu designadamente: rendas, flores de papel, cestaria, tecelagem, marcenaria, bordados, cerâmica, ferro forjado e vitrais.
Para além da exposição dos exemplares de artesanato, na Casa da Ribeira presencia-se o trabalho dos artesãos e podem ser adquiridas as suas peças.
OBJETO DA PROPOSTA
Pretendeu-se que a intervenção de requalificação dos espaços interiores do imóvel, incidisse apenas no Centro Municipal de Artes e Tradições (área bruta da fração 680m2). Não obstante esta intenção, a Câmara Municipal de Viseu reabilitou todo o conjunto exterior do edifício. Assim o projeto, contemplou o restauro de todas as caixilharias exteriores, cobertura e sistema de drenagem de águas pluviais.
Para além disso, criou-se um acesso do interior da Casa da Ribeira ao espaço exterior da plataforma contígua ao Rio Pavia de modo a que esta fosse utilizada pelos visitantes do Museu.
Assim sendo, a intervenção no imóvel teve as seguintes intenções:
PROGRAMA FUNCIONAL
PISO O
- sala de exposições + ateliers de artesãos + auditório
- espaço de lazer (cafetaria) com ligação à plataforma exterior
- zona administrativa (3 funcionárias)
- instalações sanitárias de acordo com o Decreto-Lei 163/2006, de 8 de Agosto
PISO 1
- sala de exposições
- acervo de material relativo às exposições e coleções
O conjunto de intervenções preconizadas no projeto de requalificação da Casa de Ribeira obedeceu aos critérios de conservação e restauro do património histórico. Os materiais utilizados foram escolhidos em função da sua durabilidade e compatibilidade com os elementos originais. As metodologias de execução estabelecidas tiveram como critério base a salvaguarda das evidências históricas do edifício e a reversibilidade de todos os materiais a utilizar na conservação e restauro.