Veja todos os detalhes desta intervenção
Casa do Miradouro
ENQUADRAMENTO
Projeto de restauro e beneficiação de um imóvel de propriedade municipal, inserido na Área de Reabilitação Urbana de Viseu, designadamente, na Zona Histórica de Proteção à Sé.
A tipologia do imóvel insere-se na demoninada Arquitetura civil Residencial, estando a casa situada em superfície inclinada, cerca do topo da colina, adossada lateralmente a construção de habitação e separada por muros, delimitadores da propriedade e de espaços ajardinados. A planta tem uma configuração longitudinal, composta com dois volumes articulados e coberturas de telhados diferenciados de 2,3 e 4 àguas.
O edifício data do séc. XVI (cerca de 1520 - mandado construir por Fernando Ortiz de Vilhegas, chantre da Sé de Viseu).
O alçado principal, a meio do entablamento, apresenta um Brasão dos Ortiz.
PROGRAMA FUNCIONAL PROPOSTO
O programa previu duas funcionalidades distintas, a de acolher os Serviços da Sede da Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu e a do Espaço Museológico, que para albergar a "Coleção de Arqueologia Dr. José Coelho".
Pretendeu-se uma intervenção "discreta" e de caráter reversível, com o objetivo de dotar o edifício das necessárias condições de habitabilidade e funcionalidade, prevendo e recuperando as fachadas exteriores na sua globalidade, substituindo caixilharias (com pontual alteração dos desenhos das mesmas), redesenhando e substituindo a cobertura.