Veja todos os detalhes desta intervenção
Rua da Árvore 1-7/Rua Direita 116
ENQUADRAMENTO
Foi oportunamente entregue à Viseu Novo, um Programa Museológico Preliminar, no qual se identificava a dupla função do edifício: Museu de História da Cidade (segundo o conceito de Centro de Interpretação) e Sede do Museu Municipal.
Com o projeto pretendeu-se, não só, dar resposta a esse Programa, mas também uma intervenção “discreta” e com carácter reversível. O objetivo foi dotar o edifício das infra-estruturas necessárias para o funcionamento do Espaço Museológico, bem como criar um percurso expositivo contínuo e dinâmico.
O edifício tem uma área de construção de cerca de 767.00m², com uma área de implantação de 422.00m² e 160.00m² de logradouro.
Foram mantidas e respeitadas as fachadas exteriores em alvenaria de granito, com substituição das caixilharias (e pontual alteração dos desenhos das mesmas), redesenhando e substituindo a cobertura.
O corpo da parte posterior da casa era recente, sendo as alvenarias e lajes, em tijolo e betão armado respetivamente. Como esta zona apresentava uma linguagem arquitetónica “despegada” do resto do edifício e sem aparente relevância arquitetónica, propôs-se a sua demolição. Nessa zona foi anexo ao edifício, um novo volume revestido a grelha do tipo “Renson” ou equivalente, onde se localizam as comunicações verticais e as instalações sanitárias de apoio ao Museu.
Interiormente, todas as alvenarias de pedra foram mantidas (sendo de referir a especificidade do edifício, uma vez que grande parte das paredes interiores eram resistentes – em granito até à cota do beirado).
Por se tratar de um edifício público, deparou-se com a necessidade de melhorar e propor algumas alterações no imóvel, sem as quais, o bom funcionamento do espaço ficaria comprometido.