Veja todos os detalhes desta intervenção

Rua da Prebenda 70-72

ENQUADRAMENTO

A obra é referente a um edifício que se destinou a habitação (2 T1 + 1 T2) e serviços (filial distrital da AHRESP- Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).

As obras de remodelação do edifício nº 70-72 da Rua da Prebenda, permitiram colocar a descoberto um conjunto muito importante de estruturas arqueológicas da época romana.

"Efetivamente, era para esta zona que a cidade romana se estendia, sendo por isso uma das áreas mais ricas do ponto de vista arqueológico. No edifício alvo de obras promovidas pela SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana, foram achados diversos muros de um prédio (insula) do período romano, datado provavelmente do séc. I. Num dos compartimentos foi identificado um pavimento composto por ladrilhos em cerâmica de formato losangular, que seria provavelmente a residência de um abastado munícipe. É um achado muito raro, não havendo para já paralelos a não ser, e de uma forma descontextualizada, em Conímbriga. Os resultados das escavações arqueológicas, da responsabilidade de Carla Santos e Pedro Sobral de Carvalho da Arqueohoje, foram alvo de estudo e de inventariação, ressaltando o conjunto de cerâmicas domésticas com especial relevo para as sigillatas marmoriadas e para os vidros.

Estes trabalhos arqueológicos vieram comprovar que a área compreendida desde a Prebenda até à Igreja de S. Miguel do Fetal era uma zona residencial e comercial, proliferando as insulae obedecendo à geometria do traçado viário ortogonal."(1)

Depois de analisados os vestígios, e dada a importância dos mesmos, estudou-se a possibilidade de serem preservados in situ, obrigando a uma reformulação do Projeto de Arquitectura, de acordo com as orientações da DRCC. 

(1) ARQUEOHOJE . Dr.Pedro Sobral

> <

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.