Veja todos os detalhes desta intervenção
Rua Escura 11-17
ENQUADRAMENTO
Composto por 3 pisos acima da cota da soleira num total de 103.8 m2, o imóvel, sito na Rua Direita destinou-se, após a intervenção, a dupla funcionalidade de habitação e comércio.
Devido à existência de graves problemas de infiltrações provenientes da deterioração do telhado e do incorreto escoamento de águas pluviais, para um saguão existente no piso 1, resultantes do edifício contíguo, a Viseu Novo teve a necessidade de iniciar os trabalhos de requalificação, em novembro de 2010, que foram assegurados pela empresa “José da Costa & Filhos Lda” e cuja intervenção demorou cerca de 10 meses.
INTERVENÇÃO
A requalificação do imóvel, de propriedade da Viseu Novo, passou pela demolição total do edifício, tendo sido apenas mantidas as paredes em alvenaria de granito do piso 0. Durante a empreitada, a linguagem arquitetónica exterior foi preservada, assim como as ombreiras e torsas dos vãos do piso 0; a cor do imóvel foi mantida e o saguão foi impermeabilizado, através da colocação de um dreno para o escoamento das águas pluviais.
Ao nível da cobertura, foi inserida uma janela do Tipo Velux, por forma a iluminar e ventilar a escadaria metálica, que dá acesso aos pisos superiores. No 1º e 2º piso, as paredes e empenas foram executadas em alvenaria em bloco térmico, devidamente impermeabilizado. Já no que refere às caixilharias exteriores, as mesmas foram colocadas em madeira Kâmbala, pintadas à cor existente. As carpintarias interiores foram mantidas em madeira de pinho lacado, à cor pérola.
No imóvel foram realizadas escavações arqueológicas em toda a área. Atualmente, a fração habitacional encontra-se arrendada, enquanto o espaço comercial foi adquirido pela Autarquia, que por sua vez a cedeu à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), em março de 2013, para ali se sedear.