Veja todos os detalhes desta intervenção
Rua Escura 14-16
ENQUADRAMENTO
Projeto de reconstrução de um imóvel de propriedade municipal, inserido na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Viseu, designadamente, na Zona Histórica de Proteção à Sé.
A construção do imóvel data de Quinhentos, detentora de um valor patrimonial elevado, pelas caraterísticas do trabalho de cantaria, não só na janela manuelina, como na porta e restantes vãos.
As ruas do centro histórico, principalmente as pedonais, como é o caso da Rua Escura, apresentam como ocupação do piso térreo, um hall de acesso à habitação e um pequeno comércio. O projeto em questão contemplou ambas as situações. Nos pisos superiores, e de acordo com o PDM, existia habitação.
O conceito de reabilitação do centro histórico de Viseu passa por oferecer um produto exclusivo e privilegiado, no miolo da cidade antiga, a famílias que se queiram fixar nesta zona.
O edifício apresenta 3 pisos acima da cota de soleira. Não existem pisos abaixo da cota de soleira. Tem uma área de implantação de 47.70 m2, sendo a área de construção total de 143.10 m2.
O esquema funcional adoptado para o imóvel consta de:
- No R/C, uma zona comercial com uma área bruta de construção de 34.40 m2.
- Para além do estabelecimento comercial, respetiva instalação sanitária e arrumo, o edifício ficou após a obra de requalificação, composto por uma única tipologia T2 (à semelhança da anteriormente existente) apresentando uma área bruta de construção de 108.70 m2.